quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

UMA SEMANA DE FÉRIAS EM ILHÉUS

Estou na cidade de Ilhéus,que fica a 300Km de Salvador, curtido um pouco de minhas férias. É a primeira vez, em dez anos de Rádio Excelsior, que aproveito para passear com a minha família. Chegamos no Domingo, 19, nos hospedamos no Pontal Praia Hotel. Um hotel de estilo rústico, simples e muito aconchegante. Fomos acolhidos pelo seu proprietário, Brandão, um homem simples e de muitas histórias, entre elas a de sua paixão pelo Esporte Clube Bahia e, o time da cidade de Ilhéus, o Colo-Colo campeão baiano de 2006.

Essa é a primeira vez também que vou passar a noite de Natal longe dos meus pais e irmãos... Bom, não quero pensar nisso agora. Depois de devidamente alojados em nossos quartos passamos a planejar como iríamos conhecer a cidade. A segunda-feira foi dedicada à praia, que por sinal aqui é uma maravilha só. Estivemos na Praia do Sol onde os meninos, Junior, Gabriel, Miguel e Ana Paula fizeram a festa e, como era esperado, o final da tarde-noite foi uma canseira e cama.

Na terça-feira, inicio do verão, aqui foi de muita chuva e a solução foi pegar a estrada em direção a cidade vizinha, Itabuna que fica a 26 Km da terra de Gabriela. Lá conhecemos a Igreja de São José que foi dedicada Catedral de São José, pela sua beleza e dimensão e importância, no dia 18 de março de 1983 pelo Núncio Apostólico do Brasil, que representa o Papa, Dom Álfio Rapisarda. A imagem de são José foi doada por um devoto no ano de 1960.



A Catedral é muito aconchegante e acolhedora. As pessoas que visitam o local ficam encantadas com tamanha beleza e sensação de paz. Vivemos ali, momentos de oração, agradecimento e muita alegria por estarmos na casa de Deus. Aproveitei para registrar esse momento que agora divido com vocês nestas fotos da fechada e do seu interior.


Na quarta-feira, 22, nós estivemos na Catedral de São Sebastião, que fica na orla de Ilhéus praia da Avenida, Praça Dom Eduardo, esquina com Av. Soares Lopes, onde se encorntra o bar mais famoso do Brasil, o Vezúvio e o Teatro Municipal, além da casa e da figura imortal do escritor Jorge Amado. Tudo isso, fica próximo ao centro nervoso da cidade, atravessando o calçadão, encontramos o palácio do governo, prefeitura, e a câmara municipal, além do comércio bastante movimentado.



A antiga Igreja foi demolida em 1927, a paróquia recebeu um auxilio em dinheiro para a construção da catedral que foi erguida no mesmo lugar e é considerada a principal atração turística da cidade. A Catedral de São Sebastião é um dos mais belos templos do país, uma imponente edificação no exterior, com vitrais artísticos e colunas no estilo neoclássico, e singela em seu interior.


Um projeto do arquiteto Salomão da Silveira, e, por mais de 30 anos a sua construção era um sonho da comunidade ilheense e do Bispo Eduardo Herberhold, que iniciou as obras em 1927. Doze anos depois o Bispo veio a falecer e foi sepultado no interior da Igreja, hoje local de peregrinação de pessoas que rezam, fazem pedidos diversos como emprego, a recuperação de uma cirurgia, além escreverem cartas de agradecimento por graças alcançadas.



Segundo o Pe. Edinilso Batista, há quatro anos, Reitor da Basílica, já se pensou em abrir um processo de canonização do bispo Eduardo, pelos relatos de curas e milagres atribuídos a ele pela população ilheense. O Pe. Ednilson, que por sinal, foi o grande responsável pela restauração da Catedral, conservando sua beleza e garantindo a preservação desse verdadeiro patrimônio que pertence ao povo de Deus.



A Catedral ficou pronta 40 anos depois e foi inaugurada em 21 de setembro de 1967. Deixo aqui também fotos da Catedral que um dia você tem que visitar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário