terça-feira, 24 de maio de 2011

IRMÃ DULCE, PROTETORA DOS POBRES DO BRASIL

Setenta e sete mil pessoas presenciaram o dia mais importante para o povo baiano, brasileiro e porque não dizer mundial, a beatificação do ‘Anjo Bom da Bahia’ Irmã Dulce. Uma mulher como poucas que atendeu o chamado de Deus para cuidar dos doentes e desabrigados. Ela foi o diferencial de uma época em que os direitos do cidadão passavam primeiro pelo crivo do ‘Estado’.

Quando ouvimos os seus depoimentos, gravados naquele período, percebemos a inquietação do seu coração com tamanha desumanidade com as pessoas mais pobres. Irmã Dulce, já tinha traçado em seu coração uma meta: cuidar dos doentes e dar dignidade a todos, os tratando como gente.


A dor que sentia no seu coração ao ver um ser humano tratado com indiferença, jogado nas ruas, dormindo debaixo das marquises, exposto a sol e chuva só ela poderia mensurar. Diante de sua realidade, menina de família, com grandes possibilidades profissionais, decidiu ser freira. Teve que enfrentar a resistência do pai, mas, com seu amor e a convicção de servir, fez valer a sua vocação.

No começo, a decepção pela falta de apoio daqueles que deveriam cuidar dos doentes e abandonados da cidade. Ela foi chamada de louca, irresponsável e perturbadora da ordem pública por querer ajudar os doentes que não eram aceitos pela rede hospitalar. Foram muitos os leprosos, tuberculosos, portadores de necessidades especiais, velhos, jovens e crianças que encontraram naquela mulher franzina razão para viver. Imagino quantas pessoas foram tratadas, curadas de suas enfermidades graças à ação e o braço amoroso de Irmã Dulce, mulher determinada.


Hoje, percebemos que sua luta não foi em vão. O legado que ela deixou continua se multiplicando e salvando vidas. O seu exemplo de amor ao próximo deve ser copiado por todos nós, que muitas vezes nos fechamos em nossas individualidades e esquecemos-nos de viver o verdadeiro amor. O amor incondicional que salva, que cura, que conforta e acolhe.


A beatificação de Irmã Dulce é o reconhecimento, por parte da Igreja, daquilo que o povo em sua simplicidade já sabia: que além de 'Anjo Bom' ela é a Santa Protetora dos Pobres da Bahia.

Confira outras fotos da Beatificação:

Senhor do Bomfim no meio do povo



Santo Antonio não podia faltar...


O Gandy representa a Paz...

Um comentário: