terça-feira, 10 de maio de 2011

BAIANÃO NA RETA FINAL E O POUCO FUTEBOL

A primeira partida da final do Campeonato Baiano, entre as duas melhores equipes da competição, mostrou o equilíbrio e o melhor futebol da equipe mais organizada do Baianão, o Bahia de Feira. Mesmo com uma estrutura melhor e jogadores um pouco mais qualificados, o Vitória foi dominado, boa parte da partida, pelo genérico tricolor. O empate por 2 x 2, reflete o que foi a Tônica das semi-finais e agora as finais do torneio, de se jogar com o regulamento.

O regulamento prevê que a melhor equipe nas fases classificatórias joga as finais com a vantagem de dois resultados iguais e, o Vitória tem usado e abusado desse expediente. O campeonato repete a mesma fórmula de anos anteriores, caindo na mesmice, sem motivação e pouco rentável para os clubes. Mesmo com o patrocínio da Embasa, da Campanha Sua Nota é um Show e a compra dos direitos de transmissão pela TV Bahia, o que rendeu um dinheiro extra aos clubes, tudo isso não foi suficiente para termos um campeonato motivado.

A forma de disputa exclui, independente do número de pontos conquistados, clubes que em sua chave somaram mais pontos que outros e o joga em um torneiro, maluco, para disputar a sua permanência no Baianão ou cair para a segunda divisão. Foi o que aconteceu com o Colo-Colo que foi melhor que o Camaçari nas duas fases iniciais e, mesmo assim, foi parar no torneiro da morte caindo para a segundona.

A verdade é que os dirigentes dos clubes aceitaram a forma de disputa e não tem mais do que reclamarem. Cabe a imprensa independente chamar a atenção para essa forma de disputa ultrapassada, mesmo que privilegie a melhor equipe da competição, não consegue motivar o torcedor se o jogo não envolve Bahia ou Vitória.

A respeito da transmissão do último jogo Bahia-FS e Vitória, nada contra as mulheres, mas ouvi uma comentarista dizer durante a partida que o time de Feira estava perdido em campo. Imaginei que ela estivesse vendo outro jogo qualquer e não o banho de bola que o Bahia de Feira dava no lento e fraco time do Vitória, que abdicou de jogar futebol para aplicar o regulamento.

Esperamos que na segunda partida decisiva, tenhamos menos erros de arbitragem e um pouco mais de vontade dos jogadores rubro-negros, pois imagino que do time de Feira não vai faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário