sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AÍ MEU CORAÇÃO!

Em um dia qualquer na vida de qualquer pessoa ‘tudo pode acontecer’. No campo da saúde, certo é que é possível ter uma vida sem surpresas. Será? Para quem leva uma vida desregrada a base de chop, churrasquinho, feijoada, torresmo e cigarro é pedir para morrer mais cedo. Para o cardiologista, Mauricio Nunes, eles são considerados os alimentos nocivos para o coração por serem ricos em gordura saturada e o cigarro causador de 100% dos casos de câncer do pulmão.

A melhora na condição econômica do brasileiro é apontada por Nunes, como um fator para a mudança no comportamento e na forma de se alimentar. “Ele passa a adquirir hábitos nocivos na sua nova vida. Se preocupa em adquirir um status que antes não havia e comete todo tipo de abusos” pontua.

Não obstante a essa realidade, aos 47 anos, pai de um filho, essa era a receita preferida do operador de áudio da Rádio Excelsior, Gilberto Sales Mota, fumante contumaz, que sofreu dois infartos em menos de dois anos “Primeiro senti uma forte dor no peito, a voz embolada, o meu braço esquerdo ficou como se estivesse esquecido, a vista escureceu e um suor muito intenso escorreu pelo corpo. Uma sensação como se estivesse morrendo”. Sales foi salvo por seus familiares, que além de socorrê-lo para um hospital, colocaram um comprimido debaixo de sua língua “foi o que me salvou e deu tempo de chegar ao hospital”. Revela.

O coração é o principal órgão do nosso corpo, ele manda sangue e nutriente para todos os outros órgãos com a grande finalidade de nos manter vivos. Mesmo com essa função ele não está livre de problemas “Suas doenças podem ser primarias, quando já nascemos com alguma doença congênita que leva principalmente o infarto do miocárdio, ou secundarias a um evento cardiovascular” destaca o cardiologista. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia revela que só no EUA, o infarto do miocárdio, chega a vitimar 1 milhão de pessoas e, no Brasil, 400 mil por ano, sem que tenham o primeiro atendimento.

Para o Dr. Nunes, o crescente número de mortes no Brasil é motivado pela falta, não só de estrutura nos grandes centros, como pela desobediência dos pacientes às prescrições médicas “Os pacientes que não obedecem aos conselhos dos seus médicos, não cumprem as medidas higieno-dietéticas e a falta de estruturas adequadas em alguns centros, são as principais causas de morte por infarto no Brasil”.

Para uma vida saudável ele chama atenção para os limites do próprio corpo, tanto para pessoa comum quanto os atletas “É preciso estar atento aos limites do corpo. Exercícios, boa dieta, obedecer aos conselhos médicos mantém o coração bem condicionado tanto do ponto vista do treinamento como anatomicamente é fundamental para o bem estar de qualquer pessoa seja ele atleta ou não” recomenda.


Texto Publicado no Jornal São Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário